quinta-feira, 23 de outubro de 2008

HISTÓRIA

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixelôs, conhecia-se a região pelo nome de Telha fazendo menção a uma grande lagoa de mesmo nome dos arredores. Pode-se dizer, que um fato um tanto quanto inédito ali ocorreu. Enquanto que em muitas localidades índios e colonizadores travavam batalhas, ali os índios colaboravam com os colonizadores. Antes de receber o seu nome definitivo, Iguatu foi conhecida como "Telha", Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha e Missão da Telha, devido a uma olaria existente na cidade.

A descoberta do povoado deu-se em 1707 pelos jesuítas. Em 1831, povoado da Telha já se tornara tão grande e próspero que foi elevado a freguesia. A Paróquia surgiu sob a invocação de Nossa Senhora de Sanatana. A Lei no 553 , de 27 de novembro de 1851 desmembrou a localidade de Telha do município de Icó e elevou-a à condição de vila, a qual foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1853. Em 1874, por força da Lei no 1.612, de 21 de agosto, telha foi elevada à categoria de cidade. A denominação de IGUATU surgiu com a publicação da Lei nO 2.035 de 20 de outubro de 1883, quando era presidente da Província do Ceará o Dr. Sátiro de Oliveira Dias, baiano de nascimento.

Um comentário:

  1. Essa é a história verdadeira de nossa Iguatu ?
    E esse nome é oriundo de que ? Seria por acaso das águas boas das lagoas ?
    Gostaria de ver publicado toda a história política da cidade, citando todos os dirigentes, enumerando os bons e os medíocres...!

    ResponderExcluir